Redes Sociais
Instagram: @luanyfavacho
Facebook: Luany Favacho
E-mail: ver.luanyfavacho@macapa.ap.leg.br
Biografia
Luany Favacho é amapaense, natural de Macapá, empresária e administradora de empresas. Foi eleita Vereadora da Cidade de Macapá, pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), com 2.958, sendo a mulher mais votada nas eleições de 2020.
Exerceu cargos administrativos em setores do governo estadual e em empresas privadas e durante anos esteve presente nos bastidores da política local, ao lado de seu falecido esposo, que foi Vereador em Santana e com sua família, em Macapá.
Iniciou em 2021 seu primeiro mandato com propostas inovadoras e viáveis para serem colocadas em prática no município de Macapá e nos distritos. Com ênfase na inserção de Macapá no modelo de cidade de inteligente.
No decorrer do seu mandato aprovou várias Leis.
Uma das ações muito significativas do seu mandato foi a aprovação da Lei nº 2.481/2021, que estabeleceu a Campanha Agosto Dourado – Amor em Frasco. Essa campanha tem como objetivo primordial incentivar a doação de frascos de vidro para apoiar a doação de leite materno. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção da saúde materna e infantil, destacando a importância do leite materno na alimentação dos bebês.
Lei nº 2.494/2021 – Implantação de Hortas Orgânicas desenvolvidas pelo alunos e professores nas Escolas Municipais.
Lei nº 2.484/2021 – Cria o Dia do Catequista comemorado em 26 de agosto.
Lei nº 2.524/2021 – Smart Cities – Cidades Inteligentes Estabelece princípios e regras que nortearão a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para adaptar o município de Macapá no conceito de cidades inteligentes.
Lei nº 2.597/2022 – Pune qualquer ato discriminatório com base na orientação sexual e institui o dia 17 de maio como dia municipal de combate a LGBTFOBIA.
Lei nº 2.593/2022 – Aprovação da Lei da Patrulha Maria da Penha, que foi criada com o propósito de reforçar a efetividade da Lei Maria da Penha por meio de ações específicas. Tivemos recentemente alterações na Lei Maria da Penha, inclusive sobre As medidas protetivas, então a PATRULHA MARIA DA PENHA busca justamente oferecer maior proteção às vítimas de violência doméstica, estabelecendo equipes de patrulha especializadas para monitorar e acompanhar o cumprimento das medidas protetivas determinadas pelo judiciário. Dessa forma, a lei da Patrulha Maria da Penha contribui para tornar a resposta do sistema de justiça mais ágil e eficiente na prevenção e combate à violência contra a mulher.
Lei nº 2.592/2022 – Cria o Programa de Coleta Seletiva nas Escolas Municipais e órgãos públicos.
Lei nº 2.606/2022 – Denomina Rua da Cidadania, localizada em frente à Casa da Cidadania na Zona Norte de Macapá.
Atualmente faz parte do Movimento Democrático Brasil – MDB, no qual é Presidente do MDB Mulher Amapá.